Serviços

O NOSSO ENSINO

O ensino no nosso centro foca-se na formação intelectual e no desenvolvimento das capacidades escolares dos nossos mais pequenos, mas nunca esquece a vertente social e a formação pessoal de cada indivíduo tendo em conta as particularidades de cada ciclo.

O ensino do 1.º CEB vai muito mais além que uma preparação para a aquisição de conhecimentos. Passa pela criação de hábitos sociais saudáveis, que articulam fatores intrínsecos, ou não, ao meio escolar.

O primeiro impacto com o ensino é uma experiência marcante para todos os estudantes e vai influenciar a sua posição face à escola durante quase todo o percurso escolar, cabe-nos a nós, como ensino não formal, tranquilizar o aluno e transmitir a segurança necessária ao seu desenvolvimento intelectual e social. O 1.º CEB permite a articulação de conhecimentos, pois aqui todas as áreas são estudadas com o mesmo grau de importância.

Se tivéssemos que descrever a sala destes anos de escolaridade em três adjetivos utilizaríamos: barulhenta, alegre e formativa.

Barulhenta porque se há coisa que as crianças gostam de fazer é falar e partilhar, sendo estes os melhores indicadores do sentimento de segurança e confiança no local onde estão.

Alegre porque tudo o que é aprendido serve como um estímulo a cada um, ao seu desenvolvimento individual. A descoberta é olhada como um riqueza pessoal.

Formativa porque a aprendizagem é constante, bidirecional e multidimensional.

Estes anos letivos são o momento da “construção” dos nossos alunos. Se o 1º Ciclo são os alicerces, nesta fase edificam-se as “paredes”, cimentam-se conteúdos, atitudes e elevam-se os conhecimentos. Responder-se-á às questões da adolescência e ajudar-se-á nas dúvidas dos nossos alunos sobre o Corpo e a Mente.

É aqui que se preparam os melhores alunos e os verdadeiros “seres humanos”, completos no Saber e na Humanidade.

É neste período que estabelecemos os métodos que os nossos alunos levarão até ao fim dos seus estudo, que abrirão as “portas” para o Futuro e criar-se-ão perspetivas para os anos vindouros.

Ensinar é mais que transmitir conhecimentos, é formar cidadãos … Criar pessoas!

O momento de todas as decisões.

Os alunos de Ensino Secundário estão num período de decisão que marcará para sempre o seu percurso.

Precisam de focar as suas atenções e esforços para atingir o seu objetivo final, seja ele o ingresso no Ensino superior ou o término da sua escolaridade. Enquanto Centro procuramos auxiliar nessas decisões e prestar todo o apoio pedagógico para que os nossos alunos atinjam o seu sonho e o aproveitamento que necessitam, reforçando os seus conhecimentos e colmatando as suas dúvidas com base num acompanhamento dinâmico e motivador.

EXPLICAÇÕES INDIVIDUAIS

As explicações individuais são ótimas formas de colmatar de forma mais eficaz e com resultados quase imediatos, as dificuldades que surgem no estudo diário.

EXPLICAÇÕES EM GRUPO

Recomendáveis até ao máximo de 5 alunos, são um bom método de estudo conjunto, que alia a eficácia da explicação individual aos valores mais competitivos da explicação partilhada.

SALAS DE ESTUDO

É um método de estudo contínuo, organizado em grupo por disciplina e ano letivo, com um método aproximado ao do ensino regular, que privilegia o estudo organizado, contínuo e metódico.